Proclamar o Reino de Deus



A)   Introdução – O Livro de Jeremias- Tema central.

Jer. 1:10 – 2:22 – 5:14

 

Apostasia Volta, Reparação, Amado

A certeza do juízo de Deus. O amor eterno de Deus.

 O domínio pleno de Deus sobre os homens foi interrompido quando aconteceu o primeiro pecado humano. Mas esse governo seria restabelecido no futuro. O reino de Deus viria. Seu significado inclui sua justiça. Esta possui duas faces: uma boa e uma ruim. Depende de qual lado você está em relação a ela. A justiça é boa para aqueles que são atendidos e vêem suas causas defendidas. Entretanto, ela é negativa para os réus condenados, aqueles que foram alcançados pela sua punição. 

Assim, o advento do reino de Deus, em sua consumação na segunda vinda de Cristo, será um fato glorioso para aqueles que se renderam ao Senhor, mas será um dia terrível para aqueles que o rejeitaram. Entretanto, nada disso acontecerá sem aviso. Todos esses fatos foram anunciados durante toda a história da humanidade. Primeiro pelos profetas, depois, de forma especial, por João Batista, que proclamou o reino e o juízo. Em seguida, veio Jesus, o próprio Rei, para anunciar o reino. Quando ele subiu, encarregou os apóstolos e a igreja de continuarem a proclamação do reino, e esta é a essência da pregação do evangelho. Cabe, hoje, à igreja o anúncio do reino de Deus em sua manifestação presente e em sua plenitude futura. É necessário que esta mensagem não deixe de ser anunciada. É urgente que proclamemos: O Rei está voltando! Importa que todos os que ouvem, e até mesmo os que anunciam esta verdade, se prostrem, se curvem, em sinal de submissão e honra ao Rei. Quem assim não fizer será punido como inimigo. Aqueles que se sujeitarem ao Rei da Glória reinarão com ele por toda a eternidade.

 )    NÃO PODEMOS PERMITIR QUE A MANCHA DO PECADO PERMANEÇA EM NÓS.  JER. 2: 22

 Mesmo que você se lave com soda e muito sabão, a mancha da sua iniqüidade permanecera diante de mim..

 Satanás  tem em sua estratégia, fazer com o os filhos de Deus fiquem manchado, não tendo força para superar os seus pecados ou então ficar trazendo em sua memória a vergonha do pecado, Deus por sua vez, apaga os nossos pecados, e nos pede para que lembremos em nossa memória as coisas que trazem esperança.

 A condição miserável do restante que ficou em Judá, e as profecias contra eles, caps. 40-44.

O Resultado final foi a miséria, desgraça. O cativeiro e principalmente a descrença em um Deus Verdadeiro, assumindo qualquer deus, que pudesse ajudá-los.

 Mas existem ações para sermos livre destas manchas.

 1-     Decidir se limpar

2-     Usar os produtos Corretos para aquela determinada mancha

3-     Aguardar o produto agir ( tempo)

4-     Enxaguar com água limpa e muita água

 Depois deste banho, não podemos mais perdes as oportunidades que Deus nos concede para termos a nossa vida em santidade através da palavra de Deus.

 A oportunidade perdida, 8:20

 C)   Trazermos de volta a aliança com Deus.

 Vejamos algumas características de Jeremias importantes para nós

 Ao contrário de muitos profetas, Jeremias tem muito a dizer de si mesmo.

Era sacerdote por nascimento, 1:1, e foi chamado pelo Senhor para o ministério da profecia, muito jovem ainda, 1:6. Alegando sua mocidade, (apenas 21 anos), inexperiência e deficiência no falar, 1:6, como razões para não atender à chamada, Deus revelou-lhe que o consagrara para este serviço antes do seu nascimento, 1:5, então recebeu a unção divina, 1:9, e logo a seguir a comissão, 1:10. Não lhe foi permitido casar-se, cap. 16. A mensagem que teve de transmitir era tão severa e solene que custou amargura a esse coração terno, patriótico, e de um verdadeiro homem de Deus. O entregar desta mensagem de julgamento feria-lhe o coração. Seu ministério não foi aceito, sua própria família e seus próprios patrícios conspiraram contra ele, 12:6 e 38:8-9. O povo de Jerusalém também conspirou contra ele, 18:18, sendo por fim, açoitado e acorrentado ao cepo, 20:1-3. Solto, foi agredido com risco de sua vida, Cap. 26. Sofreu encarceramento diversas vezes, 37:11-15, 38. Na queda de Jerusalém foi solto por Nabucodonosor, e ajudou o novo governador, mas, morto este, Jeremias viu-se obrigado a acompanhar, sem quere, os refugiados ao Egito, onde encontrou a morte pelo apedrejamento ao contar 40 anos de ministério.

 O CARÁTER DE JEREMIAS TROUXE A ALIANÇA AO POVO


Não era poderoso como Elias, eloqüente como Isaías ou místico como Ezequiel, mas, um tímido, acanhado, cônscio de sua incapacidade, anelando por uma simpatia e um amor que jamais conheceria, - tal era o instrumento escolhido, pelo qual veio a Palavra do Senhor, àquela geração corrupta e degenerada. Por quê a escolha de tal homem para tão árdua missão? Ah! Somente um homem de coração boníssimo poderia transmitir com poder e carinho a tremenda mensagem do juízo divino. O importante residia na força da Palavra. Jeremias falou sempre com acerto e distingui-se como o profeta de coração quebrantado.

 D)CONCLUSÃO

 Promessas de restauração dos judeus, caps. 30-33.

 Na antiga aliança, foi impossível aos povo de Deus Israel andar em obediência total a Deus. Eles viveram sob as maldições que haviam sido pronunciadas sobre as desobediências.Tudo isto foi importante para mostrar a sua incapacidade de se salvarem e a necessidade de um salvador.

Foi preciso uma nova aliança, bem melhor , nova e Deus quer nesta noite,também lhe oferecer esta nova aliança, de conquista , de santidade, de salvação para que seja estabelecidos para a sua visa as Melhores Promessas

 

 

Deus abençoe.

Bispo Izaqueu Ribeiro