Cremos:

 A) Expressões Teológicas Básicas

 I. Da Soberania de Deus

Seção 1
• Cremos No Deus Criador e Sustentador dos Céus e da Terra e tudo o que neles Há ( atos 17-24-28) na sua existência Eterna e absoluta. Conforme a Bíblia Sagrada, todas as coisas foram feitas por intermédio da sua Palavra. Cremos na sua Soberania( capacidade de Reinar em todos os lugares), sem que precise prestar contas de seus atos, tendo a liberdade de faze-lo, mediante a sua vontade e natureza.
• 
Seção 2
• Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo, Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29.

II. Da Pessoa do Senhor Jesus Cristo.

Seção 1

-No nascimento virginal de Jesus, em sua morte vicária e expiatória, em sua ressurreição corporal dentre os mortos e sua ascensão vitoriosa aos céus, Is 7.14; Rm 8.34; At 1.9.
Seção 2

-Na pecaminosidade do homem que o destituiu da glória de Deus, e que somente o arrependimento e a fé na obra expiatória e redentora de Jesus Cristo é que o pode restaurar a Deus, Rm 3.23; At 3.19.
Seção 3

-Na necessidade e na possibilidade que temos de viver em santidade mediante a obra expiatória e redentora de Jesus no Calvário, através do poder regenerador, inspirador e santificador do Espírito Santo, que nos capacita a viver como fiéis testemunhas do poder de Cristo, Hb 9.14; 1 Pd 1.15.
Seção 4

-Na necessidade absoluta do novo nascimento pela fé em Cristo e pelo poder atuante do Espírito Santo e da Palavra de Deus, para tornar o homem digno do reino dos céus, Jo 3.3-8.

 CAPÍTULO I

 NOSSA DECLARAÇÃO DE FÉ

 Seção 5

-No perdão dos pecados, na salvação presente e perfeita e na eterna justificação da alma recebidos gratuitamente de Deus pela fé no sacrifício efetuado por Jesus Cristo em nosso favor, At 10.43; Rm 10.13; 3.24-26; Hb 7.25; 5.9.

III. Da Pessoa do Espírito Santo.

Seção 1

-Na atualidade dos dons espirituais distribuídos pelo Espírito Santo à Igreja para sua edificação, conforme a sua soberana vontade, 1 Co 12.1-12.

Seção 2

Cremos que o Espírito Santo é uma pessoa de santíssima trindade;que ele é o consolador, prometido por Jesus, que habita em todos aqueles que recebem a Jesus Cristo como Senhor e Salvador suficiente e é o selo que autentica o remido como propriedade de Deus ( 1 Cor.2:10;3:16; Mt 28.19; Jô 14.26; Ef. 1.13;Apoc 2.7;22.17)

IV. Da Salvação
Seção 1

Cremos na salvação como iniciativa divina para um Homem que se enveredou no caminho doPecado. A Salvação é um dom Gratuido de Deus ( GRAÇA) que o Homem recebe por meio da Fé ( Ef. 2.8-9). Deus, na sua presciência, sabe quem serão os herdeiros dessa salvação. Reconhecemos que o Senhor dotou o homem do livre arbítrio e que este,pode ou não abrir-se para a operação de Deus.
Seção 2

-No batismo bíblico efetuado por imersão do corpo inteiro uma só vez em águas, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, conforme determinou o Senhor Jesus Cristo, Mt 28.19; Rm 6.1-6; Cl 2.12.

Seção 3

Cremos na individualidade da Salvação.Cremos que o Individuo e somente o individuo responsável pelos atos diante de Deus. Aceitamos o Fato da Genuína conversão para que o individuo seja liberto da escravidão do Pecado( Ezequeil 18:14, 2 Cor. 5;17 ).

 

CAPÍTULO II

 

 NOSSA DECLARAÇÃO DE FÉ

V. Da Escatologia

Seção 1

-Na segunda vinda premilenial de Cristo, em duas fases distintas. Primeira - invisível ao mundo, para arrebatar a sua Igreja fiel da terra, antes da grande tribulação; segunda - visível e corporal, com sua Igreja glorificada, para reinar sobre o mundo durante mil anos, 1 Ts 4.16,17; 1 Co 15.51-54; Ap 20,4; Zc 14-5; Jd 14.

Seção 2

-Que todos os cristãos comparecerão ante ao tribunal de Cristo, para receber a recompensa dos seus feitos em favor da causa de Cristo na terra, 2 Co 5.10.

Seção 3

-No juízo vindouro que recompensará os fiéis e condenará os infiéis, Ap 20.11-15.

Seção 4

-E na vida eterna de gozo e felicidade para os fiéis e de tristeza e tormento para os infiéis, Mt 25.46

B) Expressões Doutrinárias.


I. Da Bíblia Sagrada

Seção 1

-Na inspiração verbal da Bíblia Sagrada, única regra infalível de fé normativa para a vida e o caráter cristão, 2 Tm 3.14-17.

Seção 2

 

-No batismo bíblico com o Espírito Santo que nos é dado por Deus mediante a intercessão de Cristo, com a evidência inicial de falar em outras línguas, conforme a sua vontade, At 1.5; 2.4; 10.44-46; 19.1-7.

CAPÍTULO III

 

 NOSSA DECLARAÇÃO DE FÉ

 III. Dos Dons Espirituais

Seção 1

-Na atualidade dos dons espirituais distribuídos pelo Espírito Santo à Igreja para sua edificação, conforme a sua soberana vontade, 1 Co 12.1-12.

Seção 2

Cremos que o Espírito Santo é uma por Jesus, que habita em todos aqueles que recebem a Jesus Cristo como Senhor e Salvador suficiente e é o selo que autentica o remido como propriedade de Deus ( 1 Cor.2:10;3:16; Mt 28.19; Jô 14.26; Ef. 1.13;Apoc 2.7;22.17). pessoa de santíssima trindade; que ele é o consolador, prometido

Seção 3

Cremos na manifestação dos dons Espirituais nos dias de hoje. Que as manifestações espirituais descritas em 1 Cor.12.8-10 são por obra do Espirito Santo para edificação da Igreja do Senhor.Confirmamos nossa crença de que o batismo “no “ ou “com “ o Espirito Santo é uma Benção subsequente a salvação, conforme o Espirito Santo conceder, e que a evidência Fisica inicial é o falar em outras línguas.Cremos na profecia como um mecanismo divino para exortar, consolar e edificar seu povo.Repudiamos qualquer profecia ou Palavra para a Igreja que nào encontre base nas Sagradas Escrituras.

IV. Da Igreja do Senhor Jesus.

Seção 1
A Igreja é Santa porque seu fundador a santificou ( Ef. 5:26), constituindo-a de pessoas santificadas, separadas para Deus, mediante a obra expiatória de Jesus Cristo no Calvário, atraves do poder regenerador, inspirador e santificador do Espírito Santo que nos capacita a viver como fiéis testemunhas do poder de Cristo.( Hb 9:14;I Pe 1:15). Ela é universal pois abrange todos os remidos de todos os povos e épocas, tribos, línguas e nações( Ap.5.9).Ela é Apostólica porque é edificada sobre o fundamento dos apostólos( Ef.2:20) e quando persevere na doutrina dos apostólos( at.2:42).

Seção 2
Cremos na militância da Igreja como agência de Deus na Terra.Aceitamos como co-irmãs quaisquer congregações genuinamente evangélicas, que professem os princípios fundamentais da Fé Cristã.ainda que na administração das coisas secundarias, possam ser diferentes uma das outras.

 CAPÍTULO IV

NOSSA DECLARAÇÃO DE FÉ

 Seção 3

Cremos que a congregação local é o lugar onde somos ou devemos ser ensinados, disciplinados e exortados a viver uma legitima fé Cristã, e que cada cristão individualmente precisa de um local para se congregar, de um pastor ou presbitero para lhe orientar e um grupo de servos do Senhor a quem deve prestar contas de sua condutã cristã.Cremos que todo cristão deve ter sobre si uma autoridade espiritual e se sujeitar á mesma.

Seção 4

Cremos na Ceia do Senhor como ordenança Biblica instituída como memorial de sua expiação vicária.Por ser a Ceia do Senhor uma verdadeira comunhão dos crentes, todos os crentes nascidos de novo, estào convidados a se reunir com os Santos em comunhão com o Senhor a sua Mesa.

V. Da obra Missionária.

Cremos que cabe a Igreja lever o Evangelho a todos os povos( At 1;8 Mt28;18-20 Mc 16.14),sem procurer modificar sua cultura, respeitando suas tradições,sempre que elas não estejam em desacordo com as Sagradas Escrituras.Cremos num Evangelho integral para todos os Homens e para o homem integral( Corpo,Alma e espirito).

VI. Dos Milagres.

Cremos na operação de milagres em nome do Senhor Jesus. Rejeitamos tanto o cetismo que nega os milagres, quanto a presunção que os exige; a timidez, que se furta a plenitude do Espírito Santo, quanto o triunfalismo, que se furta a fraqueza do Homem,tendo em vista que o poder de Cristo se aperfeiçoa em nossa Fraqueza.

VII. Da Relação entre o Clero e Leigos na Igreja.

Seção 1

Cremos que a tarefa dos Pastores é conduzir o povo de Deus ao pleno conhecimento do Senhor( Cl 1:28 ) e equipa-lo para o ministério( Ef. 4:11-12).Os Pastores não devem monopolizar os ministérios antes, multiplica-los, estimulando outros a usarem seus dons e treinar discípulos para que estes tenham Condições de formar novos discipulos.

 CAPÍTULO III

 NOSSA DECLARAÇÃO DE FÉ

 Seção 2

Cremos na autoridade pastoral como vinda de Deus, Rejeitamos o autoritarismo eclesiástico, bem como a democracia irrestrita.Aceitamos que a Igreja deve honrar e respeitar seus pastores como Homens de Deus ( Hb 13:17, Rm 13:7 ) Da mesma Forma, o Pastor deve amar as suas ovelhas por suas almas e sempre indicar, com sua vida e pregação, o caminho do crescimento no conhecer a Deus.

Seção 3

Cremos no Sacerdócio Universal dos Crentes reconhecendo que Cristo outorga ministérios a todos visando o bem da totalidade do corpo ( 1 Pe 2:5).

VIII Dos Usos e costumes.

Nào ensinamos usos e costumes legalistas na Igreja.Entretanto, instruímos aos irmãos e irmãs que usem de moderação nos comportamentos práticos, tais como, vestimentas, ornamentos e coisas do tipo, evitando exageros desnecessários e contraries a decência cristã ( 1 Tm 2:9-10).

IX. Dos Dízimos e Ofertas.

Cremos na contribuição biblica do dízimo. Todo Membro da Igreja deve contribuir com alegria com 10% ( dez Por cento) de tudo quanto lhe der o Senhor( 2 Co 9.6-7; Dt 14 22;Ml 3:10 ). Cremos na contribuição denominada oferta.Esta é uma doação extra dízimo, que cada membro pode fazer, conforme seu coração e Condições. Ressaltamos ainda que, para um investimento grande na Igreja, pode se crier outros mecanismos lícitos para uma maior contribuição( ex. 25.1-9 ) .

X. Da visão da Igreja Shammah.

Cremos na Visão que o Senhor Deus deu ao Profeta Ezequiel de trazer Benefefícios Espirituais Futuros aos que tem uma aliança com Deus.A nossa visão esta baseada nesta passagem, Cremos que Deus é um Deus de aliança ,e por meio desta aliança vamos viver os beneficíos que Deus tem para nós, viver uma vida usufruindo dos Beneficíos de Deus agora, e nos tempos Futuros, por isso que Deus estara onde estiver uma Igreja Shammah.
Shammah Significa “A certeza da Presença de Deus “ O meu desejo e que voce, sua Familia, seu Bairro, sua Cidade, seu Pais sejam trememdamente transformados pela presence de Deus,quando olharem para voce possa dizer. Deus esta presente na sua vida, porque voce tem uma aliança com Deus que jamais sera quebrada.

Bispo Izaqueu Ribeiro e Pastora Sandra Regina