9 Dia - A Oração que produz Avivamento

A verdadeira oração sempre produzirá um viver santo. E o viver santo produz poder na oração. Alguém pode indagar qual dos dois acontece primeiro; a santidade de coração ou o poder na oração. Eu penso que a resposta é simples: nenhum dos dois, mas os dois ao mesmo tempo.

A oração poderosa e a santidade de coração não são alcançadas com esforços humanos. Elas são evidencias do contato do homem com o Deus santo. Façamos um estudo sobre os grandes homens de fé. Eles só se tornaram grandes pela soberana graça de Deus. Deus os buscou e, quando eles encontraram a sua santidade, nunca mais foram as mesmas pessoas.

Moisés foi um desses homens. Quando ele se encontrou com Deus, estava no deserto de Midiã. Naquela hora, um sentimento de fracasso se apossou dele. Ele queria ajudar o seu povo, mas se sentia desamparado.

Ele não estava buscando a Deus enquanto pastoreava seus rebanhos no Monte Horebe. Mas, Deus estava buscando Moisés. Moisés viu um arbusto comum, que se transformou num arbusto extraordinário pelo fogo de Deus. Apesar de queimar-se continuamente, o arbusto não se consumia. Quando Deus obteve a atenção de Moisés, o chamou pelo nome. Deus disse a Moisés para tirar seus sapatos porque ele estava pisando em terra santa.

Entre os pés de Moisés e a terra santa havia apenas os seus sapatos. Do mesmo modo, muitas vezes apenas as pequenas coisas nos impedem de chegar à presença do Deus santo. Precisamos remover de nossas vidas qualquer coisa que nos impeça de chegar a santidade de Deus.

A graça de Deus é magnífica! E ele não está distante. Andrew Murray afirmou: "Alguém disse que a santidade de Deus é a expressão da distância indescritível pela qual ele, em sua justiça, está separado de nós e, no entanto, também da inseparável proximidade na qual ele, em seu amor, anseia assegurar uma comunhão conosco e habitar em nos."

Quando encontramos o Deus santo, nós precisamos nos curvar diante dele. Seu fogo consumirá o pecado que mancha nossos corações e nos separa dele. Nossos corações não mais pertencerão ao mundo; eles pertencerão a Deus. É impossível nos apegarmos ao santo Deus com uma mão e com outra nos apegarmos ao mundo. Quando deixarmos o mundo e com as duas mãos nos segurarmos em Deus, nós estaremos não apenas em terra santa, mas em terra de oração. A vida de Moisés nunca mais foi a mesma depois de seu encontro com Deus. Seu coração foi separado para o propósito divino de Deus. Ele ficou conhecido como o amigo de Deus. Êxodo 33:11 diz: "E falava o Senhor a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo."

Muito poucas pessoas são conhecidas como amigas de Deus. Muitas são conhecidas como grandes comunicadores e ministros, grandes musicistas e obreiros. Mas há uma grande necessidade de amigos de Deus.

O amigo de Deus deve ter o carimbo da santidade em seu coração e o instrumento da oração em suas mãos. Ele viverá cada dia com um coração separado e solícito. Muitos dizem ter um coração solícito, sem terem um coração separado. Eles afirmam que oram e buscam a Deus, mas continuam a viver com seus pecados acobertados. Eles podem enganar os outros e podem até mesmo iludirem-se a si mesmos, mas nunca enganarão a Deus. Somente o coração santo será honrado na presença do Deus santo.