14 Dia - O crente que produz Vida Aviva a Igreja

O crente avivado é liberto na alma. A situação adversa pode parecer gigantesca e sem saída, mas ele sabe no seu intimo que o Deus a quem ele serve não vai abandoná-lo. Nesse texto, a Bíblia conta a história de dois crentes avivados: Paulo e Silas. Esses dois formavam uma dupla extremamente ousada e usada pelo Senhor. Na Macedônia, eles haviam sido usados por Deus para anunciar o evangelho e batizar Lídia e toda sua casa. Da mesma forma, expulsaram o espírito maligno de uma jovem que adivinhava e dava lucro para seus senhores. Por serem instrumento de Deus para a libertação daquela jovem, foram lançados na prisão. É irmão(ã) se você está lendo essa mensagem saiba de uma coisa: a vida de um crente avivado não é fácil, porém o testemunho dessa dupla não acaba aqui. Deus estava prestes a usar novamente a vida deles para causar mais uma conversão e transformar poderosamente a vida de um homem e sua família. Vejamos alguns pontos importantes do encontro de Paulo e Silas com o carcereiro daquela prisão:

PAULO E SILAS

Eram crentes avivados e não movidos pela circunstância: “E, perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam”. V.25

Crentes assim vivem o sobrenatural de Deus: “E de repente sobreveio um tão grande terremoto, que os alicerces do cárcere se moveram, e logo se abriram todas as portas, e foram soltas as prisões de todos”. V.26

Foram usados por Deus para salvar vidas: Esse dois homens de Deus foram decisivos na conversão do carcereiro daquela prisão.

O CARCEREIRO

Era o responsável por mantê-los no cárcere: “E, havendo-lhes dado muitos açoites, os lançaram na prisão, mandando ao carcereiro que os guardasse com segurança”. V.23

Ele estava envolvido naquela injustiça: O fato é que Paulo e Silas estavam presos por expulsarem o espirito maligno de uma jovem que era explorada por seus senhores. Isso não é um crime, logo aquela prisão era injusta. Agora imagine você na situação carcerária de hoje. Quando vemos na televisão os presos sendo colocados em condições sub-humanas em pleno século 21 fazemos uma comparação de como foi o cárcere de Paulo e Silas naquela época. Eles foram até amarrados no tronco: ”O qual, tendo recebido tal ordem, os lançou no cárcere interior, e lhes segurou os pés no tronco”. (V.24)Realmente além de serem presos injustamente, Paulo e Silas estavam passando por uma situação que beirava a crueldade. E tudo isso por amor ao Senhor! Que ensinamento tremendo!

Era seguro de si: Em meio a esse contexto aquele homem dorme. Isso mostra que ele era seguro e não se comovia com aquela situação.

Ele desperta com um acontecimento que quebra sua rotina: ”E de repente sobreveio um tão grande terremoto, que os alicerces do cárcere se moveram, e logo se abriram todas as portas, e foram soltas as prisões de todos”. V.26

Ao se deparar com o fracasso perde toda sua expectativa e tenta se matar: “E, acordando o carcereiro, e vendo abertas as portas da prisão, tirou a espada, e quis matar-se, cuidando que os presos já tinham fugido”. V.27

Ele se prostra e pergunta sobre a salvação: “E, pedindo luz, saltou dentro e, todo trêmulo, se prostrou ante Paulo e Silas e, tirando-os para fora, disse: Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar?”. V.29, 30

Creu na Palavra, foi batizado e viveu a transformação de Deus, juntamente com toda sua família: “E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa. E lhe pregavam a palavra do Senhor, e a todos os que estavam em sua casa. E, tomando-os ele consigo naquela mesma hora da noite, lavou-lhes os vergões; e logo foi batizado, ele e todos os seus. E, levando-os à sua casa, lhes pôs a mesa; e, na sua crença em Deus, alegrou-se com toda a sua casa”. V.31-33

Ao ler esta mensagem você pode estar na mesma situação de Paulo e Silas. Crente fiel que no momento está passando por tribulação, cercado pelas adversidades e preso em uma situação injusta. Então meu irmão(ã) faça como eles. Ore, louve e não perca a sua fé! O “de repente de Deus” vai te alcançar! ELE vai abrir a porta pra você e romper com todas as cadeias! Prepare-se para entoar o hino da sua vitória!!

Você também pode estar vivendo a situação daquele carcereiro. Uma vida sem sentido, fracassada e sem esperança alguma. O que eu tenho pra te dizer? O mesmo que disseram Paulo e Silas: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e tua casa. Hoje é o dia que Deus quer transformar a tua realidade!

Deus vos abençoe!