Tomando Posição

 


TEXTO BASE: JUÍZES 6

Um posicionamento diante da vida e seus vários apelos é a condição primária para chegar a algum lugar. Enquanto fugirmos, nos escondermos ou simplesmente fizermos de conta que não é conosco, só iremos de mal a pior, porque a vida só conhece dois movimentos: para frente ou para trás. A falta de posicionamento, de meta, naturalmente levará você para trás, até porque tudo continua a caminhar.

A condição de simplesmente não se colocar, não assumir uma posição, leva as pessoas ao fracasso. Assumir uma posição em Cristo Jesus é comprometer-se também com sua vitória.

Os resultados que conseguimos não são decorrência de nossos desejos, mas do comprometimento que temos com eles, do posicionamento que assumimos diante das situações de nossas vidas: posicionamento de ser cabeça e não cauda, posicionamento de filho de Deus em Cristo Jesus.

Durante a trajetória de sua vida, Gideão precisou assumir quatro decisivas posições:

I - ASSUMIR A POSIÇÃO DE DEIXAR DE SER ESCRAVO PARA SER LIBERTADOR

Isto implicou:

1) Crer em Deus e entregar o destino de sua vida nas mãos do Todo-Poderoso.

"Tornou-lhe o Senhor: Já que estou contigo, ferirás os midianitas como se fossem um só homem. Ele respondeu: Se agora achei mercê diante dos teus olhos, dá-me um sinal de que és tu, Senhor, que me falas .Então Gideão edificou ali um altar ao Senhor e lhe chamou, o Senhor é paz. Se Deus verdadeiramente esta falando com você, não endureça o seu coração, pois Ele tem destinado para você, o que nunca você pensou que teria ou seria. Ele é o Senhor da paz e você sentirá como primeiro sinal de que Ele está contigo, é a paz que Ele dá. Ainda até ao dia de hoje está o altar em Ofra, que pertence aos abiezritas". (Jz 6:16 e 17 e 24)

2) Derrubar o altar erguido a Baal, o poste-ídolo, e erguer um altar ao Senhor neste mesmo lugar, oferecendo ao Deus vivo uma oferta que lhe custava.

Ele não ficou apegado aquilo que lhe acompanhava desde a infância, muito pelo contrário, ele desfez de tudo, e entregou o que tinha de mais precioso.

3) Contrapor-se não só a Baal e a seus demônios, mas também aos seus adoradores.

Toda posição de soberania implica romper com principados e potestades malignas, devolvendo o lugar de Deus a Ele, e isto implica incomodar a muitos e até angariar inimigos declarados. O importante é sempre ter em mente que Aquele que nos arregimentou é poderoso para nos conduzir em vitória. É dia de tomar posição contra tudo o que nos escraviza e nos faz estar em covas, cavernas. Devemos romper com amizades e relacionamentos que irão comprometer o nosso caminhar com o Senhor. Não iremos nos inimizar com as pessoas, não iremos tratá-las mal, iremos apenas deixar de andarmos nos seus caminhos, nos seus conselhos, nas suas idéias."Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores". (Sl 1:1)

II - ASSUMIR UMA POSIÇÃO CONTRA A INSEGURANÇA

Após ter destruído o altar de Baal, o poste-ídolo e, por conseqüência, ter angariado uma cidade que só estava na expectativa de vê-lo destruído diante de Baal (Jz 6:32), naquele dia, Gideão passou a ser chamado Jerubaal, porque foi dito Baal, contenda contra ele, pois derrubou o seu altar. Surgiu um período de insegurança, de solidão na vida de Gideão, um hiato entre a primeira tarefa que Deus lhe deu e a segunda. Um tempo ou alguns dias em que ele não conseguia sentir a forte presença de Deus. Foi nesta situação que ele assumiu posição de não se deixar dominar por estes sentimentos, pela insegurança, pelo abandono, pela solidão, por momentos em que nos sentimos completamente sozinhos não só diante dos problemas externos, como também dos internos, pois, dentro de nossos próprios relacionamentos, há muitos que inclusive estão apostando em nossa derrota. Vão lhe chamar de alienado, fanático, doido, radical. Quando isso acontecer, se regozije e manifeste cada vez mais o desejo de ser diferente, de ser verdadeiramente do Senhor.

Gideão resolve buscar o Senhor, tomar posição contra a insegurança e pedir a Deus que lhe desse um sinal de Seu favor, um sinal de que Ele realmente iria transformá-lo em grande libertador em Israel.

"Disse Gideão a Deus: Se hás de livrar a Israel por meu intermédio como disseste, eis que eu porei uma porção de lã na eira: se o orvalho estiver somente nela, e seca a terra ao redor, então conhecerei que hás de livrar a Israel por meu intermédio, como disseste. E assim sucedeu, porque ao outro dia se levantou de madrugada e, apertando lã, do orvalho dela espremeu uma taça cheia de água". (Jz 6:36 e 37)

Contra a insegurança e o medo, tome posição de se agasalhar na fidelidade e na constância de Deus, e estes não terão domínio sobre você! 

III - ASSUMIR A POSIÇÃO DE ANDAR NA FORÇA DO SENHOR E NÃO NA DO HOMEM

A partir do momento em que Gideão se livrou de um exército de 32 mil homens para ficar com um só de 300, para lutar contra aproximadamente 130 mil, ele realmente fez uma opção decisiva em sua vida: não andar por vista, mas por fé! Não confiar na força e na lógica humana, mas no poder de Deus!

"Disse o Senhor a Gideão: É demais o povo que está contigo, para eu dar os midianitas em sua mão; a fim de que Israel se não glorie contra mim, dizendo: A minha própria mão me livrou.
Então disse o Senhor a Gideão: Com estes trezentos homens que lamberam as águas eu vos livrarei, e entregarei os midianitas nas tuas mãos; pelo que a outra gente toda que se retire, cada um para o seu lugar". (Jz 7:2, 7)

O inimigo quer sempre que, diante das lutas, tomemos posição de enfrentá-las com nossas próprias forças, pois assim, ainda que estejamos revestidos do poder do dinheiro ou da autoridade humana, seremos presas fáceis; porém, se agirmos segundo as estratégias do Senhor e em Sua força e Seu poder, ainda que sem condições aos olhos humanos, seremos mais do que vencedores, pois nosso Deus é e sempre será vencedor invicto, o Senhor dos Exércitos, Deus Poderoso e Vitorioso nas Batalhas!

Hoje é dia de tomarmos posição em lutar no poder e nas estratégias do Todo-Poderoso, ainda que, aos olhos humanos, seja uma grande loucura.

IV - ASSUMIR DE FATO A POSIÇÃO DE LÍDER, DE CABEÇA, QUE O SENHOR LHE CONCEDERA

Um dos grandes problemas dos servos de Deus é que eles não assumem sua nova identidade em Jesus Cristo. Apesar de libertos de toda sorte de maldição e acusação, justificados pelo sangue do Cordeiro, portadores de uma nova vida e capacitados pelo Espírito Santo, não assumem de fato esta condição e acabam se entregando a temores e ameaças do velho homem, transportando um passado que está crucificado na cruz do Calvário para o presente.

Gideão assumiu a posição que o Senhor lhe deu, de libertador e líder, e, assim, ordenou seu exército e os instruiu para a vitória.

"Levantai-vos, porque o Senhor entregou o arraial dos midianitas nas vossas mãos Então repartiu os trezentos homens em três companhias, e deu-lhes a cada um nas suas mãos trombetas, e cântaros vazios, com tochas neles. E disse-lhes: Olhai para mim, e faça como eu fizer. Chegando eu às imediações do arraial, como fizer eu, assim fareis". (Jz 7:15b -18). Precisamos ser modelos, precisamos ser exemplos, precisamos ser referencial para os outros, para que eles vejam em nós a manifestação, do poder, da graça e do amor de Deus.

CONCLUSÃO

1) Também hoje o Senhor nos convoca a tomar posição a Seu lado e Ele nos conduzirá em vitória.

2) O Senhor nos convoca a tomar posição contra todo o principado e potestade maligna e realmente assumirmos Jesus Cristo como único Senhor e Salvador de nossas vidas. "Então, Elias se chegou a todo o povo e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o; se é Baal, segui-o..."(1Rs 18:21).

3) É dia de tomarmos posição e assumirmos a liberdade que Jesus Cristo nos dá, e não permitir mais que a insegurança e os temores nos roubem a condição de soberania que Jesus Cristo nos outorgou. "Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão". (Gl 5:1)

4) É dia de tomar posição de andar na força do Espírito Santo e não olhar para a lógica ou a ótica humana. Do Senhor é que vem a nossa vitória.

5) Finalmente é hora de tomarmos posição de filhos de Deus, co-herdeiros com Cristo, soberanos, comprometidos com a vitória de Jesus na cruz, determinando-nos e empenhando-nos nisso, pois a batalha é do Senhor, e a vitória já foi conquistada por Jesus na cruz. Cabe a nós vivê-la e desfrutá-la, tomando posição de sermos cheios do Espírito Santo.

 OBSERVE:

1) Assumir uma posição é também dizer não às concessões.

2) Assumir uma posição é se comprometer com a promessa de Deus, com os alvos do Senhor para sua vida.

3) Assumir uma posição é também determinar-se.

4) Talvez, o fato de ter sido em sua infância muito reprimido e de ter escutado muitos "nãos", como: "não se atreva", "não dê palpites em assuntos que você não conhece", etc., possa ter gerado o não saber reconhecer o que não quer fazer, só o que quer, como:

- Eu sei que não quero lidar com números.
- Eu sei que não quero ninguém mandando em mim.
- Eu sei que não quero trabalhar com meu pai.

- Eu não quero compromisso com Deus

- Eu não quero fazer a obra

Mas hoje o Senhor te convida a dar o brado de libertação, o brado de vitória e vencer todos esses tramas em nome de Jesus.

No Amor de Cristo
Pr Oscar