Recebendo um Chamado

 

TEXTO BASE: Juízes 6:11-24

O Senhor passeia entre nós até hoje, como se viu no caso de Gideão, em que o anjo estava assentado debaixo do carvalho de Ofra, esperando alguém que ouvisse sua voz e recebesse o chamado do Senhor.

Os meus olhos procurarão os fiéis da terra, para que habitem comigo; o que anda em reto caminho, esse me servirá. (Salmos 101:6)

Não é da vontade do Senhor que sejamos roubados, que estejamos em escravidão, assolados pelo inimigo. Para que saiamos desta condição, em primeiro lugar, é necessário receber o chamado de Deus.

I - TER OUVIDOS PARA O SENHOR

"Tornou-se o Senhor: Apregoa todas estas palavras nas cidades de Judá e nas ruas de Jerusalém, dizendo: Ouvi as palavras desta

aliança e cumpri-as.
Porque deveras adverti a vossos pais no dia em que os tirei da terra do Egito, até ao dia de hoje, testemunhando desde cedo cada dia, dizendo: Dai ouvidos à minha voz.
Mas não atenderam nem inclinaram os seus ouvidos, antes andaram cada um segundo a dureza do seu coração maligno; pelo que fiz cair sobre eles todas as ameaças desta aliança, a qual lhes ordenei que cumprissem, mas não cumpriram". (Jeremias 11:6-8)

Há pessoas que simplesmente se negam a ouvir a voz do Senhor, embora interiormente não possam fugir deste som. Porém querem abafá-lo, impedi-lo, porque estão cheios de espírito de rebeldia.

"Vai, pois, escreve isso numa tabuinha perante eles, escreve-o num livro, para que fique registrado para os dias vindouros, para sempre, perpetuamente.
Porque povo rebelde é este, filhos mentirosos, filhos que não querem ouvir a lei do Senhor.
Eles dizem aos videntes: Não tenhais visões; e aos profetas: Não profetizeis para nós o que é reto; dizei-nos cousas aprazíveis, profetizai-nos ilusões; desviai-vos do caminho, apartai-vos da vereda; não nos faleis mais do Santo de Israel.
Pelo que assim diz o Santo de Israel: Visto que rejeitais esta palavra, confiais na opressão e na perversidade, e sobre isso vos estribais,
portanto esta maldade vos será como a brecha de um muro alto, que, formando uma barriga, está prestes a cair, e cuja queda vem de repente, num momento.
O Senhor o quebrará como se quebra o vaso do oleiro, despedaçando-o sem nada lhe poupar; não se achará entre os seus cacos um que sirva para tomar fogo da lareira ou tirar água da poça.
Porque assim diz o Senhor Deus, o Santo de Israel: Em vos converterdes e emsossegardes, está a vossa salvação; na tranqüilidade e na confiança, a vossa força, mas não o quisestes". (Isaías 30:8-15)

O chamado do Senhor, Suas ordens e Suas leis são para nos preservar, livrar e prosperar, e nunca para nos podar ou subtrair. Hoje é dia de desejarmos ouvir a voz do Senhor, de nos abrirmos para esta voz, e deixarmos que este chamado dirija nossa vida.

"Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra". (Isaías 1:19)

II - COLOCAR-SE DE ACORDO COM O CHAMADO

Deus sempre nos chamará pelo nome que Ele tem para nós e não por aquilo que nos tornamos.

Gideão tinha se tornado um homem tímido, medroso, cheio de baixa-imagem e auto-compaixão, porém sua constituição no Senhor (no mundo do espírito) era de homem valente, e foi assim que o Senhor o chamou (vs. 15 e 12).

O Senhor chamou Moisés de libertador e profeta, porque esta era a constituição do Senhor (no mundo do espírito) para a vida dele, e não aquilo que ele tinha se tornado: fugitivo, escravo do medo, tímido e gago.

O Senhor chamou Davi de rei de Israel, quando a situação dele demonstrava que ele era esquecido e desprezado até por sua própria família. (mas no mundo do espírito ele já era um rei ungido)

Também hoje o Senhor chama você de homem valente, curado, próspero, profeta esacerdote, mesmo que a situação em que você se encontra diga o contrário. Deus o chama pela constituição que Ele tem para a sua vida. (e pelo que você já é no mundo do espírito - "Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoadocom toda sorte (todo tipo, seja em que área for) de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo" Ef.1:3

Também Gideão argumentou com o anjo do Senhor sobre o nome com que foi chamado, e a resposta foi:

"Vai nessa tua força, e livra a Israel das mãos dos midianitas; porventura não te enviei eu?" (Juízes 6:14)

Em Cristo Jesus, somos novas criaturas e, para nós, verdadeiramente, as coisas velhas se passaram e eis que tudo se fez novo, de tal forma que tudo podemos naquele que nos fortalece!

"Tornou-lhe o Senhor: Já que eu estou contigo, ferirás os midianitas como se fossem um só homem". (Juízes 6:16)

Hoje o Senhor te chama para ser esta nova criatura em Cristo Jesus. Receba este chamado.

III - RECEBER O CHAMADO

O que é receber o chamado?

Podemos, através da vida do profeta Eliseu, entender perfeitamente o que é receber e acolher o chamado do Senhor.

"Partiu, pois, Elias dali e achou a Eliseu, filho de Safate, que andava lavrando com doze juntas de bois adiante dele; ele estava com a duodécima. Elias passou por ele, e lançou o seu manto sobre ele.
Então deixou este os bois, correu após Elias, e disse: Deixa-me beijar a meu pai e a minha mãe, e então te seguirei. Elias respondeu-lhe: Vai e volta; pois já sabes o que fiz contigo.
Voltou Eliseu de seguir a Elias, tomou a junta de bois, e os imolou, e com os aparelhos dos bois cozeu as carnes, e as deu ao povo, e comeram. Então se dispôs e seguiu a Elias". (I Reis 19:19-21)

Eliseu acatou o chamado. Recebeu para si. Valorizou-o. Abandonou tudo o que o impedia de obedecê-lo. Começou a andar segundo o chamado,(assumiu que era nova criatura, as coisas velhas de sua vida tinham passado)  porque entendeu o que tinha acontecido. Sua vida nunca mais seria a mesma. Deus o chamara para ser Seu profeta.
Também Deus nos chama, neste tempo, para sermos Seus profetas:
1. testemunhas de Seu poder e Seus milagres em nossas vidas;
2. embaixadores de Seu Reino aqui na Terra;
3. libertadores de cativos;
4. anunciadores de boas-novas;
5. conquistadores das promessas em Cristo Jesus;
6. realizadores de sinais, prodígios, maravilhas e boas obras.

IV - O QUE ACONTECE COM O HOMEM QUE RECEBE O CHAMADO DE DEUS?

1. Sua vida é completamente transformada, de tal forma que as coisas velhas ficam para trás, e tudo se faz novo.

2. Começa a andar pela fé e não por aquilo que vê.

3. Tem seu caráter e sua personalidade transformados.

4. Prova e começa a viver na verdadeira constituição do Senhor para nossas vidas. É liberto de toda a deformação que o inimigo impôs sobre ele.

Eu lhe convido agora, a colocar-se diante do Senhor.

- Procure um lugar a sós e busque ouvir a voz do Senhor

- Peça a Ele que fale com você

- Diga que está disposto a ouvir a Sua voz

- Atender o Seu chamado

- A ser obediente

- Diga que hoje você quer um novo começo.

Faça isso agora em nome de Jesus!

No amor de Cristo,
Bispo Izaqueu Ribeiro