Preparando-se Para a Guerra

 

TEXTO BASE: JUIZES 6: 25 – 40

A.  INTRODUÇÃO.

 Os filhos de Israel fizeram o que era mal aos olhos do Senhor, pelo que o Senhor os entregou nas mãos dos midianitas para serem oprimidos por sete anos. Os filhos de Israel se enfraquecerão tanto diante dos midianitas que clamaram ao Senhor. O Senhor prometeu livra-los da opressão e chamou a Gideão para a guerra. Mas antes de partir para a guerra foi necessário prepara-lo.

Na nossa caminhada, rumo a Jerusalém Celestial, passamos por grandes lutas e guerras. Eu e você fomos escolhidos pelo Senhor dos Exércitos a fazermos parte do seu exército. Para pelejarmos contra os principados, potestades e contra os dominadores de mundo como diz lá em Efésio. Mas antes de sermos enviados a guerra o Senhor nos prepara.

Durante esses 20 dias de jejum, o Senhor tem nos preparados com grandes ensinamentos através dos seus servos trazendo crescimento e fortalecimento ao seu povo. E nessa noite Ele quer nos dar mais algumas instruções para amanhã comemorarmos a grande conquista.

A) RESTABELECENDO A ALIANÇA COM DEUS

Nós temos um Deus maravilhoso que se deleita em fazer alianças com o seu povo. A Bíblia inteira é uma história das alianças de Deus com o seu povo.

Esse é um grande princípio. A palavra de Deus diz em Hebreus 8:1-6 que o próprio Jesus Cristo é considerado uma nova Aliança de Deus com os homens. O texto fala sobre a “superior promessa” que refere-se às promessas de Deus que se cumpriram quando Jesus pagou o preço por nossos pecados na cruz para nos trazer a um relacionamento como filhos e filhas de Deus e juntarmos-nos aos herdeiros com Cristo na eternidade.

Não podemos entrar em uma guerra estando aliançado com outros deuses ou apegado a falsos ensinamentos. Naquela época os filhos de Israel levantavam altares ao deus Baal. Antes de partir pra guerra, Deus ordenou a Gideão que derrubasse os altares de Baal.

1-     Destronando falsos deuses e o engano.

                                                                                             Mateus 24: 24 e 25

Naquele tempo os filhos de Israel estavam enfraquecidos diante dos midianitas. Isso porque eles estavam fazendo o que era mau aos olhos do Senhor. Deixaram de servi-lo para adorar a Baal. Eles quebraram a aliança com Deus.

Nesses últimos tempos, Satanás tem tentado enfraquecer o povo de Deus trazendo o engano, as heresias, as falsas doutrinas no meio da igreja. Em Mateus 24: 24 e 25 Bíblia diz surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão grandes sinais e prodígios que se possível enganariam até os escolhidos. Em 2 Coríntios 11:14 diz que não é de estranhar que o próprio Satanás se transforme em anjo de luz.

Para evitarmos que o engano chegue até nós é necessário adquirimos o conhecimento de Deus.

2-     Adquirindo o conhecimento de Deus: O temor ao Senhor

Oséias 4: 6

Em Oséias 4: 6 diz que o povo foi destruído porque faltou o conhecimento. A falta de conhecimento traz a destruição. Gideão conhecia ao Senhor. Quando o Anjo do Senhor o saudou, ele questionou-o sobre a situação atual do seu povo, uma vez que o mesmo Deus tinha realizado grandes maravilhas no passado como os seus pais contavam. Ele sabia quem era Deus e o seu poder.

No mesmo livro de Oséias 6:3 diz que precisamos prosseguir em conhecer ao Senhor. Em provérbios 9:10  diz que o temor do Senhor é o principio da sabedoria, o conhecimento do Santo é prudência.

Precisamos adquirir o temor do Senhor. De todas as formas de engano que Satanás tem usado, em todas as épocas, desde o Jardim do Éden, fazer os homens acreditarem que eles não têm que temer a Deus tem sido a mais efetiva. Quando Satanás disse a Eva: "É certo que não morrereis" (Gênesis 3:4), ele estava dizendo a ela: "Você não tem que temer a Deus, ele não levará a cabo suas ameaças, ele não quis realmente dizer que você morreria." Como temos caído nessa mesma armadilha hoje!

Para evitarmos essas armadilhas precisamos temer ao Senhor e prosseguir em conhecê-lo cada vez mais.

3-     Restabelecendo a aliança com o Senhor, levantando um altar.

Gideão derrubou os altares de Baal, edificou um altar ao Senhor e lhe fez sacrifícios. Gideão estabeleceu a adoração ao verdadeiro Deus. Colocou novamente no centro das coisas.

Precisamos estabelecer o altar do Senhor dentro de nossos corações. Deixar Ele no centro de nossas vidas. Entregar o verdadeiro sacrifico agradável a Ele que é as nossas vidas.

B) COMUNICANDO–SE COM DEUS

Gideão tinha um bom relacionamento com Deus. Deus falava, Gideão escutava. Gideão falava, Deus escutava. Os maiores problemas encontrados nos relacionamentos e a falta de comunicação. Comunica-se não é apenas falar e escutar e sim fazer se entender. Deus é bem claro naquilo que fala. Precisamos ouvir a sua voz e também apresentar a ele aquilo que está em nossos corações.

1-     Escutando Deus

Gideão ouviu a voz de Deus. Precisamos ouvir a sua voz a Deus. Mas para ouvirmos a voz de Deus precisamos ter disposição para ouvir. Lembrando que ouvir a voz de Deus não é fácil. Porque nem sempre aquilo que queremos ouvir é aquilo que Deus tem a nos dizer. Um exemplo é o jovem rico que ficou triste quando Jesus disse que lhe faltava algo, que vendesse todos os seus bens, desses aos pobres e seguisse-o. Ele ficou entristecido com aquela frase.

Precisamos estar dispostos a ouvir e a obedecer a Deus, independente se a resposta seja sim ou não, pois a palavra de Deus diz que a vontade de é boa, perfeita e agradável.

2-     Falando com Deus

Gideão falou com o Senhor, estava com receios e pediu um sinal para o Senhor confirmando se Deus estaria com ele na guerra. Precisamos apresentar para o Senhor nossos receios e pedir direcionamento e até sinais. Até mesmos se devemos ir a peleja. Tem tantas pessoas sofrendo que estão comprando guerras que o Senhor não mandou guerrear. Existem guerras que teremos que batalhar, outras não precisamos lutar porque o próprio Deus guerreará por nós e outras batalhas que não devemos entrar.

Peça pra Deus o direcionamento correto e até sinais. Ele é o Senhor da Guerra e nos dará a vitória sempre.

C) CRER E OBEDECER

Hebreus 11:32-34

Na carta aos Hebreus no capítulo 11 que fala sobre a fé, Gideão é citado com uns dos homens de Deus que venceram pela fé, praticando a justiça e por isso alcançaram as promessas. Gideão mediante a toda aquela situação creu que o Senhor era com ele e que o próprio Deus entregaria nas suas mãos os midianitas.

Precisamos ter fé e acreditar naquele que nos prometeu, pois Fiel é o que prometeu. A palavra de Deus diz em Hebreus 11:1 que a fé é a certeza das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não veem.

Quando nós cremos nós obedecemos a sua voz. Não importa o que seja. A vez parece loucura aos nossos olhos o que Deus pede. Como Gideão venceria os midianitas com apenas 300 homens? Quando Deus falou a Gideão vai na tua força, Deus não estaria se referindo a força física de Gideão e sim na força de Deus que havia em Gideão.

Deus está nos dizendo pra irmos a batalha não confiando nas nossas forças, no nosso intelecto, no nosso dinheiro ou coisa do gênero. Mas Deus nos reveste de força nesta noite pra enfrentarmos os gigantes, para escalarmos as montanhas, para derrotarmos as fortalezas do inferno e assim viver a grande conquista que ele tem para cada um de nós!

DEUS ABENÇOE!

 

No Amor de Cristo

Pastor André Neiva